O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), liderado por Simone Tebet, no governo Lula, anunciou nesta quarta-feira a abertura de concurso público para a posição de analista, com remuneração inicial de R$ 20,9 mil, que pode ser elevada a R$ 29,8 mil no decorrer da carreira. O concurso vai disponibilizar 100 vagas e os profissionais selecionados atuarão em Brasília.
Esta é a primeira vez desde 2015 que o MPO realiza um concurso para analistas de Planejamento e Orçamento. As inscrições começam no dia 31 de janeiro e vão até o dia 21 de fevereiro. Segundo o MPO, as provas serão aplicadas em todas as capitais do Brasil - um fato inédito para esse concurso. Além disso, o ministério realizará uma avaliação de heteroidentificação para vagas reservadas a candidatos negros e uma avaliação biopsicossocial para as vagas destinadas a pessoas com deficiência.
A prova objetiva está prevista para acontecer no dia 28 de abril. Os candidatos que passarem por essa etapa serão convocados para as provas discursivas no dia 09 de junho. Posteriormente, aqueles que forem classificados passarão por uma avaliação de títulos, ou seja, uma verificação de diplomas, certificações e registros de formação. O curso de formação para o cargo tem previsão de início no segundo semestre de 2024. Do total de vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros.
As vagas disponíveis são divididas em duas categorias: área geral e especialidades em Tecnologia da Informação e Desenvolvimento Institucional. A banca responsável pela organização do processo seletivo é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O MPO decidiu não aderir ao Concurso Nacional Unificado, que irá realizar provas simultâneas em mais de 220 cidades, assim como fez o Banco Central do Brasil para o cargo de analista.
Em relação ao Concurso Nacional Unificado, conhecido como o 'Enem dos concursos', os 21 órgãos parceiros terão a oportunidade de selecionar 5,9 mil candidatos com nível superior e mais 692 de nível médio, cujos salários podem alcançar a faixa de 23 mil reais.
Deixe um Comentário!