BRASIL EDUCAÇÃO LULA SEGURANÇA PÚBLICA

Governo Lula injeta recursos em segurança escolar após tragédia em SC

Inicialmente, o investimento irá direcionar aos municípios a aquisição de coletes balísticos e viaturas caracterizadas, com foco em ações preventivas de patrulhas e rondas escolares.

O atual governo do Presidente Lula firmou parceria com diversos municípios para garantir investimentos e oferecer apoio na tentativa de assegurar a segurança nas escolas brasileiras.

A medida, acordada pelo Ministério da Justiça e divulgada no Diário Oficial da União de terça-feira 2, busca potencializar as ações preventivas nas unidades escolares com a compra de coletes balísticos e viaturas caracterizadas.

A cidade de Franco da Rocha (SP), Diadema (SP), Itu (SP), Louveira (SP), Linhares (ES), Belo Horizonte (MG), Pirapora (MG), Aracaju (SE), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (SC), Itarantim (BA), Cocos (BA), São Luís (MA), Caxias (MA), Raposa (MA) e Camaragibe (PE) foram alguns dos locais a receberem o investimento, com valores diferentes, considerando as peculiaridades de cada região.

Em Rondônia, o governo estadual será o responsável pela administração dos recursos. No Acre, será a Polícia Militar quem irá receber os recursos para aquisição de equipamentos náuticos.

As verbas deverão ser usadas para a compra de armas letais e não letais, equipamentos eletrônicos e computadores. A previsão do convênio é que o capital investido seja proveniente de um edital lançado em abril de 2023, após o brutal assassinato de quatro crianças numa escola de Blumenau (SC).

Segundo o acordo firmado, é crítico “implementar uma cultura de prevenção que possibilite pensar a ação não só como medida reativa à violência quando ela ocorre, mas sim antecipar-se a ela”. O objetivo é que a segurança pública seja vista não só como reativa, mas como parte ativa na implantação de uma cultura de paz.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.