Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, reforçou a lealdade dos militares à democracia em um discurso breve durante um evento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na terça-feira, dia 23. O órgão conduziu a primeira audiência pública para discutir possíveis resoluções para as eleições municipais de 2024. Entre os temas debatidos, incluíam-se: pesquisas; auditoria e fiscalização; sistemas eleitorais e processos eleitorais.
Nesta quarta, novos temas serão abordados na audiência, como a seleção e registro de candidaturas, o Fundo Especial de Financiamento de Campanha e a prestação de contas. Refletindo sobre o cenário pós-eleitoral, Múcio expressou: “Saímos das últimas eleições com a nossa demcoracia machucada. A nossa fraternidade deixou de ser exercida, o bom convívio deixou de ser exercido. Alguns têm interesse de manter esse clima de desavença e desassossego”.
Múcio, no entanto, assegurou que “as Forças Armadas, mais do que ninguém, têm todo o interesse de estar do lado do zelo da democracia”. E acrescentou: “Teremos uma chance muito grande de dizer que fazemos parte desse conjunto e respeitamos os preceitos que a Constituição reza para que sejam os nossos.”.
A discussão democrática nacional mobilizou muitas pessoas, uma vez que o TSE recebeu cerca de mil sugestões entre os dias 4 e 19 de janeiro através de um formulário digital.
Deixe um Comentário!