No primeiro ano da presidência de Lula, houve uma notável mudança na forma como o Brasil é percebido pela mídia internacional. Segundo o Índice de Desempenho de Mídia, desenvolvido pelo Radar 55, parte do GrupoBCW, o país passou de um saldo negativo em 2022, durante a gestão de Bolsonaro, para um saldo positivo durante todo o ano de 2023.
A análise, abrangendo 1.241 reportagens de sete países - Alemanha, Argentina, China, Estados Unidos, França, Inglaterra e México - foi feita de janeiro a dezembro de 2023. O estudo observou que os meses em que o Brasil recebeu mais menções positivas corresponderam às viagens internacionais de Lula, dentre as quais se destacam a visita à China em abril e a reunião do Brics na África do Sul em agosto.
Apesar de uma leve queda nas menções à economia brasileira no último trimestre de 2023, devido ao conflito Israelense-Palestino, o saldo positivo no segundo semestre do ano ainda superou o do primeiro semestre. Isto foi, em grande parte, creditado ao cumprimento das previsões econômicas, como o alcance da meta de inflação anual - feito pela primeira vez em três anos - e um aumento na previsão do crescimento do PIB para 2,92%, de acordo com economistas consultados pelo Banco Central.
A mídia internacional percebeu o Brasil como um país que amadureceu politicamente, por conseguinte, da aprovação de políticas fiscais e econômicas significativas pelo governo Lula. A aprovação da reforma tributária também foi bem vista.
Contudo, o Brasil ainda enfrentou críticas na mídia estrangeira no último trimestre de 2023, especialmente em relação a questões ambientais. Apesar da redução em 50% do desmatamento na Amazônia sob o governo Lula, declarações feitas pelo presidente sobre a exploração da Margem Equatorial e a possibilidade do Brasil adentrar a Opep+ trouxeram menções negativas ao país.
Deixe um Comentário!