BRASIL ECONOMIA EDUCAÇÃO LULA

Incentivo financeiro para participação no Enem será concedido a alunos do 3º ano

Será sancionada neste terça-feira a lei do programa Pé de Meia, um tipo de bolsa-poupança destinada a estudantes de baixa renda muita importante, para facilitar a conclusão do ensino médio

Camilo Santana, ministro da Educação, confirmou nesta terça-feira (16) a notícia de que os alunos do 3º ano do ensino médio receberão um incentivo financeiro para se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta informação foi revelada durante uma coletiva de imprensa dedicada à divulgação dos resultados do Enem 2023, juntamente com a divulgação dos resultados individuais dos participantes.

Segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionará hoje a lei que cria o programa Pé-de-Meia. Esta lei irá proporcionar uma espécie de bolsa-poupança para estudantes de baixa renda, permitindo assim a conclusão do ensino médio. Santana também destacou a existência de um incentivo para os estudantes que participarem do Enem.

O ministro explica a natureza do incentivo, posicionando-o como uma forma de encorajar os estudantes regulares do ensino médio. 'Os alunos receberão esse auxílio financeiro nos 3 anos do ensino médio, mas, no último ano, no 3º ano, eles receberão uma quantia adicional para se inscreverem no Enem', afirmou.

O ministro apontou a necessidade de mostrar aos estudantes que não há custos envolvidos para eles e que é uma grande oportunidade de acesso ao ensino superior. Não há razão para os jovens não fazerem o Enem, segundo ele.

Dados do Ministério da Educação indicam que aproximadamente metade dos estudantes que estavam concluindo o ensino médio em 2023 participaram da última edição do Enem. Santana observa que também é preocupante o fato de que muitos dos que se inscreveram não realizaram a prova. Dos 1,4 milhão de concluintes do ensino médio que se inscreveram para o exame, apenas 1 milhão participaram efetivamente.

'Precisamos identificar as razões em cada rede, em cada estado. E dialogar com as redes para identificar as razões disso', disse ele.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.