A partir de hoje, sexta-feira (19), os candidatos que desejam concorrer no Concurso Público Nacional Unificado e solicitar isenção da taxa de inscrição já podem se inscrever. Os isentos têm até o dia 26 de janeiro para completar o processo, enquanto os demais candidatos podem se inscrever até o dia 9 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas através do Portal Gov.br.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 60 para os candidatos de nível médio e R$ 90 para os de nível superior. A isenção pode ser solicitada por candidatos registrados no Cadastro Único (CadÚnico); doadores de medula óssea; bolsistas ou ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni); além de quem cursa ou já cursou ensino superior com financiamento pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Os candidatos que fornecerem informações falsas para obter a isenção terão seus pedidos cancelados e serão excluídos do concurso se a fraude for descoberta antes do resultado oficial. Caso a fraude seja descoberta após a nomeação, o ato será anulado.
A Fundação Cesgranrio, responsável pelo concurso, analisará os pedidos de isenção consultando os órgãos gestores do CadÚnico, do Prouni e do Fies para confirmar a veracidade das informações. Os resultados preliminares serão divulgados no dia 29 de janeiro e os candidatos cujos pedidos forem indeferidos poderão contestar até o dia 30 de janeiro.
Os candidatos cujos pedidos de isenção foram indeferidos terão o direito de realizar o pagamento da taxa até a data de vencimento. O resultado final da análise dos pedidos de isenção de pagamento será divulgado no dia 6 de fevereiro.
Deixe um Comentário!