BRASIL ECONOMIA LULA POLÍTICA

Lula anuncia pacote de investimentos em ferrovias até junho

Será lançado ainda neste semestre um amplo programa de obras em ferrovias com o objetivo de retomar segmentos desativados e construir novas vias férreas. A viabilização do projeto da Ferrogrão vai depender de estudos de viabilidade.

O atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve anunciar nos próximos meses um novo pacote de obras em ferrovias. As fontes de financiamento serão tanto públicas como privadas. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira (10.jan.2024) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.

Antes de ser finalizada, a lista de projetos já conta com novos trechos das ferrovias Fico (Integração do Centro-Oeste), Fiol (Integração Oeste-Leste) e Transnordestina. Além disso, também está prevista a inauguração da EF-118, que fará o trajeto entre Vitória e o Rio de Janeiro.

Quanto ao projeto da Ferrogrão, os próximos passos incluem a realização de análises para viabilizar o licenciamento ambiental. A conclusão desses estudos está prevista para o próximo semestre. De acordo com as previsões, pelo menos seis das sete linhas férreas estudadas para o transporte de passageiros também vão integrar o programa anunciado pelo governo.

A expectativa é de que os custos das obras sejam financiados através das renegociações de contratos de quatro ferrovias já existentes. Segundo o ministro Renan Filho, a quantidade de projetos poderá sofrer alterações com base na disponibilidade de recursos.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.