Enquanto Brasil relembra tristemente os cinco anos da devastação ambiental ocurrida em Brumadinho, no estado de Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz duras críticas à Vale. Em 2019, o rompimento da barragem da mineradora Vitimou 272 pessoas e até o momento, nenhuma condenação foi aplicada.
'Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada', afirmou o presidente Lula.
As famílias das vítimas ainda sofrem sem receber a devida indenização. Segundo investigações do Repórter Brasil, na segunda-feira (22), a Justiça de Minas reduziu em até 80% o valor das indenizações aos atingidos pela tragédia da barragem. O presidente Lula reforçou a necessidade de amparo a essas famílias.
Além disso, Lula destacou a relevância da recuperação ambiental e, sobretudo, da fiscalização e prevenção em projetos de mineração para evitar novos desastres como os ocorridos em Brumadinho e Mariana.
Deixe um Comentário!