BRASIL POLÍTICA

Lula critica Vale ao lembrar cinco anos da tragédia de Brumadinho: ‘não fez nada para reparar a dor das vítimas’

Ao relembrar os cinco anos da tragédia ambiental de Brumadinho (MG), o presidente Lula cobra ações efetivas de reparação e justiça para as vítimas do desastre causado pelo rompimento da barragem da Vale.

Enquanto Brasil relembra tristemente os cinco anos da devastação ambiental ocurrida em Brumadinho, no estado de Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz duras críticas à Vale. Em 2019, o rompimento da barragem da mineradora Vitimou 272 pessoas e até o momento, nenhuma condenação foi aplicada.

'Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada', afirmou o presidente Lula.

As famílias das vítimas ainda sofrem sem receber a devida indenização. Segundo investigações do Repórter Brasil, na segunda-feira (22), a Justiça de Minas reduziu em até 80% o valor das indenizações aos atingidos pela tragédia da barragem. O presidente Lula reforçou a necessidade de amparo a essas famílias.

Além disso, Lula destacou a relevância da recuperação ambiental e, sobretudo, da fiscalização e prevenção em projetos de mineração para evitar novos desastres como os ocorridos em Brumadinho e Mariana.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.