O presidente Lula deu um grande passo para a valorização da democracia brasileira com a cessão de um terreno na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para a construção do Museu da Democracia. O custo do projeto será de 40 milhões de reais, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento.
Em nota divulgada na última sexta-feira, o Ministério da Cultura revelou que vem trabalhando para a realização do museu desde os dias subsequentes aos ataques antidemocráticos de 8 de Janeiro. A localização do museu foi acertada após negociações entre o ministério e a Secretaria de Patrimônio da União.
O terreno cedido fica na parte norte da Esplanada dos Ministérios, ao lado do Teatro Nacional Claudio Santoro, no setor cultural. A formalização do uso da área acontecerá nos próximos dias. Em seguida, o Ministério da Cultura e o Instituto Brasileiro de Museus planejam lançar um concurso nacional para definir o projeto arquitetônico do museu. Somente após essa fase a obra será licitada, com previsão de início para 2025.
Na próxima segunda-feira 8, o Ibram também irá lançar o repositório do Museu da Democracia, um ambiente virtual que reunirá um catálogo de coleções da sociedade civil sobre a democracia brasileira. Segundo o Ministério da Cultura, este repositório servirá de base para uma campanha para mobilizar museus e pontos de memória a refletirem enquanto agentes de um Estado democrático e protagonistas de sua própria história, enfatizando a importância da participação e do envolvimento social pela construção de direitos em nível local.
Deixe um Comentário!