O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi calorosamente aclamado durante a comemoração do nonagésimo aniversário da Universidade de São Paulo (USP), na noite da última quinta-feira (25). Estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades, entre elas, o vice-presidente Geraldo Alckmin, a primeira-dama Janja Lula da Silva, a segunda-dama Lu Alckmin, o ministro da Fazenda Fernando Haddad, o ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida e o vereador paulistano Eduardo Suplicy.
Nesta ocasião especial, o presidente Lula foi homenageado com a medalha Armando Salles de Oliveira, a maior distinção da USP, concedida a indivíduos e entidades que tiveram um papel relevante na promoção de valorização institucional, cultural, social e acadêmica da universidade.
Quando Lula subiu ao palco para receber a medalha, a platéia o saudou com um forte aplauso e cantou 'olê, olê, olê, olá, Lula, Lula'.
Em seu pronunciamento, o presidente ressaltou a retomada dos investimentos em Educação, e comemorou a universidade mais diversificada e inclusiva graças às políticas afirmativas de cotas e de acesso à Educação Superior. Nas palavras dele:
'Quero parabenizar a USP também por uma razão muito especial. Como o passar do tempo, ela vai adquirindo cada vez mais a cara do Brasil. Um rosto preto, branco, pardo, indígena. A cara das periferias. Hoje, mais da metade dos estudantes da USP vêm das escolas públicas. Isso significa que, desde que adotou o sistema de cotas, a USP está mostrando que você não precisa nascer em um berço de ouro para fazer parte do que é chamado de 'berço do conhecimento'.'
Deixe um Comentário!