As declarações do comentarista da Globonews, Demétrio Magnoli, causaram certa agitação nas redes sociais. Em uma de suas falas, Magnoli tentou desacreditar e ofender o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao acusá-lo de espalhar informações falsas e ousar compará-lo a Jair Bolsonaro.
O motivo da indignação de Magnoli foi que Lula, durante um discurso feito na retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima, mencionou a participação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos na operação Lava Jato – fato comprovado historicamente.
Passando a defender a narrativa do governo Bolsonaro, Demétrio disse: 'Essa é uma lenda urbana, há anos difundida pelo PT, mas não tem nenhuma base factual, é fake news. [...] É o ‘padrão Bolsonaro’ de reduzir, de rebaixar a palavra presidencial ao estatuto de papo de bêbado em boteco', em clara tentativa de insultar o presidente Lula.
Porém, a tentativa de difamar Lula não passou despercebida. As redes sociais rapidamente se mobilizaram para desmascarar as falácias de Magnoli.
A interferência dos EUA na Lava Jato não é uma lenda urbana, como Magnoli afirma. Inclusive, foi o assunto de uma reportagem investigativa do respeitado jornal francês Le Monde Diplomatique.
Um usuário das redes sociais destacou: 'Demétrio é um mentiroso compulsivo. É uma informação pública que agentes da Lava Jato passaram por 'treinamento' no departamento de Estado dos EUA e posteriormente enviaram informações ao governo dos EUA clandestinamente'.
Deixe um Comentário!