Ao entrar em seu segundo ano de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja concentrar-se mais em questões internas. Ele planeja viajar pelo Brasil, interagindo com prefeitos, governadores e empresários para discutir possíveis parcerias para obras e políticas públicas do governo federal.
Em seus primeiros 12 meses à frente do governo, Lula realizou 15 viagens a 24 países e participou de aproximadamente 150 reuniões bilaterais ou telefonemas com líderes mundiais. Agora, o presidente voltará seu foco para as questões internas, principalmente durante o ano eleitoral de 2024.
Lula também pretende verificar como os fundos de cada ministério estão sendo utilizados. Em novembro, durante uma reunião ministerial, ele enfatizou que os ministros deveriam se concentrar em 'gastar dinheiro em obras do interesse do povo brasileiro'.
Além das questões internas, Lula também está comprometido com a iniciativa ambiental verde. Em 2025, o Brasil sediará a 30ª Conferência do Clima das Nações Unidas. Lula planeja melhorar a imagem do país a tempo de receber o evento. Para isso, ele precisa de projetos mais ambiciosos para desenvolver até a conferência em Belém.
Apesar de priorizar os problemas internos, a agenda internacional de Lula não será completamente abandonada. Até novembro de 2024, o Brasil presidirá o G20 e buscará priorizar assuntos sociais durante os debates financeiros.
Deixe um Comentário!