O aplicativo governamental Celular Seguro comemora nesta sexta-feira, 19, seu primeiro mês de lançamento. O aplicativo, que visa combater o roubo de smartphones no Brasil, já acumula 1,2 milhão de usuários cadastrados e um total de 12 mil alertas de aparelhos roubados ou perdidos, significando uma média de 400 bloqueios diários.
Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o roubo foi a maior causa de ocorrências, somando 5.231 casos. Seguido de furto, com 3.797, perda com 2.447 e outras circunstâncias com 589 registros. No período de 19 de dezembro de 2023 a 17 de janeiro de 2024, a plataforma contabilizou 925.355 telefones cadastrados e 855.982 contatos de confiança inseridos.
O final do ano registrou a maior movimentação no aplicativo. Só no dia 20 de dezembro, foram mais de 1.100 solicitações de bloqueio, seguidas de 746 pedidos no dia 27 de dezembro.
O processo para utilizar o Celular Seguro é bastante simplificado. O usuário deve acessar a plataforma Gov.br com CPF e senha, vincular os números de telefone ao CPF e pode designar contatos de confiança, que, em caso de roubo, extravio ou furto, terão autorização para efetuar o bloqueio do aparelho. O a vítima ainda conta com a opção de efetuar o bloqueio do aparelho através do site do Celular Seguro, por meio de um computador ou qualquer navegador.
O procedimento de bloqueio é estendido para contas bancárias e operadoras de telefonia. As instituições participantes do projeto realizam o bloqueio do acesso remoto às contas e ao sinal do telefone, podendo demorar até 24 horas após a comunicação do ocorrido.
Deixe um Comentário!