Ambicioso como sempre, Elon Musk está agora procurando garantir até US$ 6 bilhões para sua empresa de inteligência artificial, xAI. Como CEO da Tesla e do X, a antiga Twitter, Musk está em busca de investidores ao redor do mundo, até mesmo em Hong Kong, para levar sua batalha com a OpenAI, a startup responsável pelo ChatGPT e que recebe o apoio da Microsoft.
De acordo com o Financial Times, a empresa de IA de Musk tem se empenhado nas últimas semanas para atrair potenciais investidores e pessoas ricas de diferentes países, conforme fontes familiarizadas com o assunto. As conversas, apontam as mesmas fontes, tem envolvido escritórios de administração de bens de famílias abastadas em Hong Kong, território que tem se tornado cada vez mais sob influência da China.
Essas negociações, porém, ainda estão em andamento e Musk segue avaliando o nível de interesse dos investidores em investir quantias tão expressivas. Outras fontes indicaram que o CEO da Tesla também conversou com fundos soberanos no Oriente Médio, enquanto investidores do Japão e da Coreia do Sul também foram abordados.
A captação de recursos está sendo coordenada pelo Morgan Stanley, banco que, em 2022, auxiliou Musk na compra do antigo Twitter. Questionado sobre o assunto, o banco preferiu não comentar. Da mesma forma, Musk também não ofereceu declarações sobre o tema.
Captar recursos em Hong Kong para uma empresa de IA dos EUA torna-se algo delicado politicamente conforme as tensões entre EUA e China aumentam. Washington tem buscado implementar controles de exportação voltados a dificultar o avanço tecnológico da China. No último ano, o governo de Biden proibiu alguns investimentos dos EUA em IA chinesa, incluindo em Hong Kong.
O primeiro produto da xAI de Musk, o chatbot Grok, foi lançado em dezembro. Ele está sendo treinado por meio de publicações em redes sociais no X, o que lhe permite dar respostas mais atualizadas que seus concorrentes.
O esforço para captar esses recursos reflete os custos enormes envolvidos na criação de IA generativa. A OpenAI, sediada em São Francisco e responsável pelo ChatGPT, já arrecadou cerca de US$ 13 bilhões só da Microsoft. Outras startups como Anthropic e Cohere, também levantaram bilhões de empresas como Google, Amazon e dos grandes grupos de capital de risco do Vale do Silício.
Deixe um Comentário!