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Nos rastros da Tesla: 1,6 milhão de carros retirados da China por questões de segurança

A Tesla, conhecida fabricante de automóveis elétricos, lança mais uma retirada de veículos do mercado: desta vez, 1,6 milhão na China por apresentarem 'possíveis riscos de segurança'

A Tesla, empresa de Elon Musk especializada na produção de carros elétricos, lançou recentemente um novo recall. Agora, cerca de 1,6 milhão de veículos na China foram retirados do mercado. O intuito é fazer uma atualização no sistema dos carros que apresentou possíveis riscos de segurança, conforme divulgado pelo órgão regulador do mercado chinês nesta sexta-feira.

Desde dezembro, quase 4 milhões de automóveis já foram retirados do mercado internacional com o objetivo de solucionar problemas identificados no sistema. De acordo com a Administração Estatal de Regulamentação de Mercado da China, as soluções para os problemas, em Pequim e Xangai, seriam feitas por atualizações remotas para evitar que os proprietários precise visitar pessoalmente os centros de serviço da Tesla.

A justificativa para o recall dos veículos está em possíveis falhas no programa da montadora voltado para a direção assistida e o travamento de portas. Esses problemas podem afetar determinados modelos, como o S, X, 3 e Ys importados.

A rivalidade com a BYD, líder no mercado chinês de veículos elétricos, é um dos desafios enfrentados pela Tesla. Nos últimos 10 anos, a marca americana dominou o setor, mas acabou perdendo o posto para a BYD, que cresceu rapidamente na China e no exterior, impulsionada por subsídios governamentais e o lançamento de modelos populares. No último trimestre de 2023, a BYD vendeu 526.409 veículos totalmente elétricos, superando as 484.507 vendas da Tesla.

Em dezembro, a Tesla já havia anunciado um segundo recall, desta vez por possíveis falhas nos sistemas de direção automatizada que estavam sendo minuciosamente avaliados após centenas de acidentes, inclusive com vítimas fatais. Na ocasião, foram retirados 2 milhões de carros do mercado.

As investigações da NHTSA, iniciadas há anos, buscavam entender o funcionamento do sistema de direção autônoma da Tesla, especialmente se os motoristas que utilizam esse sistema estão de fato atentos ao trânsito enquanto ele está ativo, incluindo se o motorista inicialmente dirige com as mãos no volante enquanto o Autopilot está em uso.

Outro recall foi anunciado pela Tesla no dia 25, com a retirada de outros 120 mil veículos devido a falhas nas fechaduras das portas que poderiam se abrir em caso de acidente, aumentando o risco de ferimentos. A NHTSA dos EUA afirmou que o problema atinge alguns carros Model S e Model X produzidos entre os anos de 2021 e 2023.

O Autopilot é um sistema padrão em todos os novos carros da Tesla. Utilizando câmeras, o sistema adequa a velocidade do veículo ao tráfego ao redor, ajudando os motoristas a permanecerem dentro de faixas distintas. Recursos de direção autônoma mais avançados, chamados de 'Full Self-Driving' pela empresa, requerem que um motorista totalmente atento mantenha as mãos no volante. Este conjunto de recursos foi recolhido após a NHTSA levantar preocupações sobre carros que estavam excedendo limites de velocidade e não fazendo paradas completas enquanto utilizavam o sistema.

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