O ministro Flávio Dino, em entrevista à GloboNews na última terça-feira (23.jan.2024), anunciou que irá apresentar ao presidente Lula uma proposta. O plano é prolongar a implementação da GLO nos portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo, com a possibilidade de expandir para outras áreas.
Em uma reunião que teve lugar no Ministério da Justiça, esta sugestão veio à tona. Compareceram o ministro de Defesa, José Múcio Monteiro, e comandantes da Polícia Federal, das Forças Armadas e da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Segundo Dino, a GLO tem se mostrado eficiente, resultando na detenção de indivíduos, interceptação de drogas e redirecionamento do curso de organizações criminosas. De acordo com suas palavras, 'Isso significa embaraçar suas atividades'. Ele também ressaltou que 'emerge desse coletivo a proposta de prorrogação da GLO em portos e aeroportos e, quem sabe, até a expansão para outros portos e aeroportos, sobretudo no Nordeste'. Todavia, a decisão final está nas mãos do presidente Lula.
A expectativa do ministro é que a medida seja prorrogada por mais seis meses. A autorização para a implementação da GLO e a presença das Forças Armadas nos portos e aeroportos veio por meio do decreto 11.765, assinado pelo presidente Lula, o ministro Monteiro e o próprio Dino em novembro do último ano, devido ao crescente número de atos de violência no Rio de Janeiro.
A GLO, cuja validade se estende até maio deste ano, tem como meta combater o tráfico de drogas e armas, junto a outros crimes, e conta com a cooperação de militares da Aeronáutica, do Exército e da Marinha em locais estratégicos como os portos de Santos (SP), do Rio de Janeiro (RJ) e de Itaguaí (RJ), os aeroportos de Guarulhos (SP) e Tom Jobim (RJ) e o Lago de Itaipu, na fronteira com o Paraguai.
Parte dos planos estabelecidos pelo decreto inclui a intensificação de operações das Forças Armadas em nossas fronteiras, bem como a fortificação das ações da Marinha nas baías de Guanabara e de Sepetiba, nos acessos marítimos ao Porto de Santos e na parte brasileira do Lago de Itaipu.
Deixe um Comentário!