A líder do PT, Gleisi Hoffmann, indicou que o apoio do PT à candidatura de Eduardo Paes (PSD) para a prefeitura do Rio de Janeiro virá se o partido puder indicar o candidato à vice da chapa. Ela apontou duas personalidades que estão sendo consideradas para o posto.
Ao conversar com a coluna de Bela Megale do jornal O Globo, ela disse: 'Na minha avaliação, para Paes ter o apoio do PT no Rio na eleição municipal, o partido precisa indicar o vice'.
As pesquisas de intenção de voto, divulgadas no final de dezembro do ano passado, mostram Paes com 36,2%, seguido por Alexandre Ramagem (PL) com 19,1% e Tarcísio Motta (PSOL) com 17,8%. Em relação à São Paulo, o PT também não tem planos de lançar uma candidatura própria.
Segundo Gleisi, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o secretário de Assuntos Federativos do governo federal, André Ceciliano, são os nomes cogitados para formarem a chapa com Paes pelo PT.
Porém, há divergências no partido a respeito da candidatura de Anielle Franco. Washington Quaquá (PT-RJ), vice-presidente nacional do PT e deputado federal, acredita que 'quem vai escolher o vice não é Brasília. É o PT do Rio'.
Ele argumenta que a escolha do vice deve ser deixada aos cuidados do PT do Rio e não ser decidida em Brasília. Tendo em vista as eleições de 2026, ele também acredita que o foco do partido deve ser a reeleição do Presidente Lula.
Em resposta a Quaquá, Gleisi destaca que essa visão não é compartilhada por todos no PT e defendeu o diálogo com Paes para assegurar um integrante do PT na Prefeitura do Rio. Ela enfatiza que, em 2024, uma das prioridades do PT é a eleição municipal do Rio.
Deixe um Comentário!