A partir desta segunda-feira, 29, os candidatos interessados em concorrer a uma bolsa de estudo, seja ela integral ou parcial, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) podem realizar suas inscrições. O prazo fica aberto até a quinta-feira, dia 1.
Para realizar a inscrição, é preciso acessar o portal Acesso Único, fazer login com CPF e senha. Importante lembrar que o Prouni é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que disponibiliza bolsas completas (que cobrem 100% da mensalidade) e parciais (50%) para estudantes em instituições privadas de ensino superior.
O critério básico para concorrer a estas bolsas é ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2022 ou 2023, com uma pontuação média mínina de 450 pontos em suas áreas de conhecimento e nota acima de zero na redação.
Há, também, alguns outros pré-requisitos que os candidatos devem cumprir, como: ter completado o ensino médio em uma escola pública, ou ter cursado o ensino médio em uma escola privada na condição de bolsista integral. Além dessas opções, candidatos com deficiência ou professores da rede pública de ensino também podem concorrer às bolsas.
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar uma renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa). Já para as bolsas parciais, o valor sobe para três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa).
Durante a inscrição, o estudante pode escolher até duas opções de curso, informando a instituição de ensino e o turno que deseja. Em seguida, deve indicar se vai concorrer à ampla concorrência ou pelas cotas. A escolha dos cursos pode ser alterada durante o período de inscrições.
O Prouni divulgará a primeira lista de aprovados no dia , seguida de uma segunda chamada no dia 27 de fevereiro. Após essas datas, nos dias 14 e 15 de março, os candidatos terão a chance de manifestar interesse em participar da lista de espera. O resultado desta será divulgado no dia 18 de março.
Na edição atual, o programa disponibiliza 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais. Essas bolsas estão distribuídas em 15.482 cursos, de 1028 instituições participantes.
Deixe um Comentário!