BRASIL POLÍTICA SENADO TECNOLOGIA

Regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil deve ser votada no Senado até abril, afirma Pacheco

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, revelou que um projeto que visa regulamentar a inteligência artificial (IA) no país deve ser votado até abril. O político também mencionou a existência de uma 'boa maioria' para aprovar um novo Código Eleitoral.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comentou em uma roda de conversa com empresários brasileiros em Zurique, na Suíça, que o Senado deve apreciar até abril sua proposta que regulamenta o setor de Inteligência Artificial (IA) no país. O senador avança com um projeto que apresentou, embasado em sugestões de uma comissão de juristas, em 2022, e pretende entregar um texto que estabeleça “limites” para a tecnologia.

A ideia de estabelecer limites para a IA ganhou força entre os aliados de Pacheco e do presidente da Câmara, Arthur Lira, no último ano. Existe um consenso de que é necessário definir regras para impedir eventuais danos nas eleições municipais deste ano. Há um temor de que a campanha municipal seja inundada de notícias falsas geradas a partir de vídeos, imagens e vozes de pessoas verdadeiras, como ocorreu na disputa presidencial na Argentina.

A principal preocupação está relacionada com a chamada Inteligência Artificial generativa, mais conhecida como 'deepfake', que pode alterar fotos ou vídeos reais. A proposta original de Pacheco, segundo especialistas, não aborda a IA generativa, mas espera-se que isso seja discutido em uma comissão temporária, criada por Pacheco em agosto passado.

Além disso, Pacheco afirmou que a Casa deve aprovar um novo Código Eleitoral neste ano. Ele acredita que já existe uma “boa maioria” no Senado a favor de uma reformulação dos sistemas político e eleitoral. Para o senador, é importante discutir o fim da reeleição e novos mandatos de cinco anos, além de unificar as eleições a cada cinco anos, o que poderia economizar recursos do Orçamento da União.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.