BRASIL CIÊNCIA

Sábado (6/1) continúa chuvoso, mas com intensidade reduzida, no DF

De acordo com o meteorologista do Inmet, espera-se chuva durante todo o dia na maior parte do Distrito Federal

O início do ano de 2024 no Distrito Federal permanece seguindo as características marcantes de janeiro, com chuvas constantes, independente da força. Esse padrão seguirá no sábado (6/1), com um clima ameno e chuvoso, assim como nos últimos dias.

As temperaturas variam pouco, entre a mínima de 19°C e a máxima prevista de 27°C. A umidade se mantém alta durante todo o dia, iniciando a 95% e possivelmente mantendo a média em 60% na maior parte do dia, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O meteorologista Olívio Bahia do Inmet explica que, apesar da constância, a chuva não é motivo de preocupação com relação a possíveis danos. O aviso no site do Instituto é de atenção, principalmente para as áreas mais vulneráveis que foram afetadas pelas chuvas recentes. 'A previsão não consegue afirmar que algum lugar em específico pode sofrer com as chuvas de hoje. Porém, o solo está úmido e qualquer chuva mais forte em uma área mais atingida recentemente pode causar alagamento de ruas', explica.

Por outro lado, o meteorologista salientou que as chuvas são benéficas para começar o ano, tendo em vista que os últimos três meses de 2023 foram de menor precipitação do que o esperado. 'É um início de ano tranquilo, ainda mais se levarmos em conta em relação aos meses anteriores. O ano começou bem no que diz respeito ao assunto chuva', afirmou.

Com relação aos reservatórios da cidade, o de Santa Maria tinha pouco mais de 42% de seu volume útil, enquanto o de Santo Antônio do Descoberto já ultrapassava 68%. Bahia lembrou que, embora ambos tivessem mais água retida em anos anteriores, o reservatório de Santo Antônio do Descoberto subiu quase 10% nas últimas três semanas.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.