Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, anunciou nesta terça-feira (23 de janeiro) que considera a primeira-dama Janja da Silva um 'farol' que guia seu governo. De acordo com ele, a sociológica está sempre antenada com a política, vivenciando o tema 24 horas ao dia.
'Janja é como um farol para mim, que sempre me guia. Ela costuma me alertar quando algo está errado. Seja uma notícia equivocada, um post incorreto nas redes sociais, ela sempre vem falar comigo. Às vezes, ela me revela informações que a minha equipe não consegue, o que é de grande auxílio', disse Lula em uma entrevista à rádio Metrópole.
Janja costuma ser alvo de críticas, até mesmo de aliados do presidente, por supostamente interferir em questões governamentais e possuir mais poder do que alguns ministros. Muitas vezes, ela é procurada por aqueles que desejam levar demandas ao presidente.
Quando ainda estava ocorrendo a transição de governo, Janja impediu a indicação de Pedro Paulo (PSD-RJ) para o Ministério do Turismo, por conta de uma denúncia contra ele. O deputado Pedro Paulo foi acusado de ter agredido sua ex-mulher, Alexandra Marcondes Carvalho Teixeira.
Esse caso veio à tona em 2015, por meio das revistas Época e Veja, que publicaram relatos de que o deputado agrediu sua companheira por diversas vezes. Mas posteriormente, foi provado que Pedro Paulo não tinha uma ficha criminal de agressões. Ele passou por uma investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, onde o Supremo Tribunal Federal julgou e o inocentou.
Janja frequentemente participa das reuniões de trabalho do presidente, assim como está sempre presente nas viagens de Lula. Em uma ocasião, durante uma cerimônia em São Bernardo do Campo (SP), Lula até se referiu a primeira-dama como sua 'assessora'.
No entanto, Janja sempre negou a interferência na administração, alegando apenas conversar com Lula. A socióloga defendeu a maior inserção das mulheres nos espaços de poder e afirmou que sua vida seria mais fácil se pudesse ser 'mais fútil'. Mas, ela prefere permanecer engajada e ativa, expressando suas opiniões também nas refeições.
Deixe um Comentário!