ECONOMIA MUNDO

Taxa de juros nos EUA permanece estável entre 5,25% e 5,50%

Tal como esperado, o Federal Reserve, banco central americano, decidiu manter a taxa de juros no patamar atual. O fechamento da inflação anualizada de 2023 nos EUA foi de 3,4%.

O anúncio da manutenção da taxa de juros entre 5,25% e 5,50% nos Estados Unidos foi feito pelo Federal Reserve, o banco central do país, na última quarta-feira do mês de janeiro de 2024. Essa faixa de juros tem sido mantida desde o meio do ano passado. A declaração completa pode ser acessada (PDF – 130 KB, em inglês).

Desde março de 2022 até maio de 2023, houve um aumento na taxa de juros em 5 pontos percentuais pelo banco central dos Estados Unidos. No entanto, após uma desaceleração na inflação, esse avanço foi pausado em junho. Segundo anunciou o Federal Reserve, 'não deve ser adequado cortar o intervalo do objetivo até que haja uma maior convicção de que a inflação está de maneira estável rumando para 2%'. No final de 2023, o banco central norte-americano previa uma queda de 3 na taxa de juros durante este ano de 2024.

De acordo com especialistas financeiros consultados pela Reuters, essa decisão do Federal Reserve de manter a taxa no intervalo atual era esperada pelo mercado, que projetava que essa situação persistisse pelo menos até junho.

Em relação à inflação nos EUA, o ano de 2023 encerrou com uma taxa anualizada de 3,4%, o que representa uma queda de 3,1 pontos percentuais em comparação com o ano anterior de 2022. Os dados do Bureau of Labor Statistics (BLS), excluindo alimentos e energia, indicam um aumento de 3,9% nos últimos 12 meses. Contudo, a meta de inflação do país é de 2% ao ano.

No campo do crescimento econômico, o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA registrou uma alta de 2,5% em 2023, conforme estimativas do Bureau of Economic Analysis. Este resultado superou as expectativas de Wall Street, que previam um crescimento de 2,0% para o período, e mostra uma aceleração quando comparado com o crescimento de 1,9% registrado em 2022.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.