MUNDO POLÍTICA

Trump retorna com campanha no aniversário de invasão ao Capitólio

Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump prometeu indulto aos presos envolvidos na invasão do Capitólio, caso seja reeleito. Ele iniciou sua campanha com um comício em Iowa.

Trump iniciou, no sábado dia 6, sua campanha para as eleições presidenciais em Iowa, prometendo 'vencer pela terceira vez'. Coincidentemente o lançamento de sua campanha ocorreu no terceiro aniversário da invasão ao Capitólio, que foi liderada por seus apoiadores.

Na segunda-feira 8, o estado de Iowa que se localiza no centro-oeste americano, estará dando início às assembleias para as eleições republicanas em novembro. Trump, apesar de seus desafios legais, aspira sua volta à Casa Branca em 20 de janeiro de 2025.

Em um discurso de duas horas para seus apoiadores em Newton, Trump não abordou os eventos do dia 6 de janeiro de 2021 em profundidade, no entanto, prometeu, se reeleito, dar indultos para os que foram presos na invasão ao Capitólio, chamando-os de 'reféns'.

Trump aproveitou a oportunidade para ridicularizar o atual presidente Joe Biden, seu provável adversário nas eleições de novembro. Ele acusou o democrata de ser o responsável pela queda na economia do país, por permitir o caos na fronteira e por não ter evitado a invasão da Rússia à Ucrânia.

O ex-presidente deu um alarme sobre a Terceira Guerra Mundial, afirmando que ela pode acontecer se Biden for reeleito. Ele continuou a dizer que 'Esta é a nossa última oportunidade de salvar os Estados Unidos.'

Trump ainda mantém a narrativa de que venceu as eleições de 2020 e, portanto, acredita que irá vencer 'pela terceira vez' em novembro. Biden, que criticou duramente Trump em discurso na sexta-feira, informou que não tem nenhum evento público agendado para o fim de semana.

Apesar de ter perdido nos tribunais e de estar sob risco de ser preso por suas tentativas de reverter os resultados das eleições presidenciais de novembro de 2020, as pesquisas mostram que Trump pode ter 60% dos votos nas eleições republicanas internas, à frente de seus principais adversários.

Trump nega ter incitado a invasão ao Capitólio por seus apoiadores, e ainda afirma que as eleições de 2020 foram roubadas. Um julgamento criminal que irá determinar sua possível responsabilidade na tentativa de reverter os resultados das eleições está marcado para 4 de março.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.