BOLSONARISMO FAKE NEWS SAÚDE

Ivermectina contra dengue: uma nova ilusão bolsonarista

Como na pandemia de Covid-19, a extrema direita retorna com desinformação em relação ao uso da Ivermectina, desta vez contra a dengue.

Novamente, a Ivermectina se torna tema de debate nas redes sociais. A desinformação, mais uma vez propagada por perfis de extrema direita, sugere que o medicamento seria uma arma eficaz contra a dengue. Uma informação falsa e refutada pelo Ministério da Saúde, que classifica esta ideia como um rumor sem qualquer evidência ou validação científica.

A realidade é que a Ivermectina é um antiparasitário e já se demonstrou ineficaz contra o vírus sars-cov-2, causador da Covid-19. Desta forma, é altamente improvável que seja efetiva contra o vírus da dengue, que é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com uma nota do Ministério da Saúde, a Ivermectina também não é eficaz em diminuir a carga viral da dengue. A instituição não reconhece qualquer protocolo que inclua o medicamento para o tratamento desta doença. A propagação de informações falsas, especialmente em situações de pandemia, é extremamente perigosa e irresponsável.

Caso uma pessoa contraia dengue, ao sentir os sintomas, deve buscar orientação médica para diagnóstico correto. Nenhum medicamento deve ser usado sem o devido acompanhamento médico. Com o diagnóstico da doença, o profissional de saúde prescreverá o tratamento adequado, com medicamentos aprovados pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.