O presidente Lula, com o mandato de 2023 a 2026, confirmou sua presença na posse de Aílton Krenak na ABL, marcada para o dia 5 de abril. Krenak, um líder indígena e escritor renomado, foi eleito para a instituição em outubro de 2023, sendo o primeiro indígena a ocupar tal posição. Ele preencherá a cadeira n° 5, deixada vaga após o falecimento de José Murilo de Carvalho, é uma notícia difundida por Lauro Jardim, colunista do O Globo.
Krenak, do povo Krenak em Minas Gerais, é conhecido por seu livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, que ilustra a cosmovisão das comunidades indígenas. Ele disputou a cadeira contra outros quatorze concorrentes, incluindo Mary Del Priore e Raquel Naveira.
Ailton Alves Lacerda Krenak, nascido em 1953, é oriundo do vale do rio Doce, uma região que tem sofrido com a exploração mineradora por multinacionais durante décadas. Sua comunidade, os Krenak (também conhecidos como Borun), é notável por seu uso de botoques auriculares ou labiais. Sua literatura, inclusive “A vida é últil”, tem sido publicada em 17 países.
Deixe um Comentário!