BRASIL LULA POLÍTICA

Lula e Lira tem encontro no Alvorada para acalmar ânimos

Lula abre canal de negociações direto com Arthur Lira, sugerindo Rui Costa como mediador no lugar de Padilha

Luiz Inácio Lula da Silva, atual presidente do Brasil, e Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, tiveram ontem uma reunião para diminuir a tensão entre os dois Poderes. O encontro aconteceu durante um café da manhã no Palácio da Alvorada, convite que partiu do próprio Lula. A reunião ocorreu em decorrência do duro discurso de Lira que abriu o ano Legislativo, quando o parlamentar reclamou do descumprimento de acordos relacionados à liberação de emendas.

Apesar do aumento das tensões entre os dois poderes, o objetivo de Lula era resolver o problema antes da tramitação de importantes matérias no Congresso e antes do Carnaval, período em que ambos estarão fora de Brasília. Portanto, os parlamentares estão contando com dinheiro do orçamento para movimentar suas bases.

Entre as reclamações de Lira, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tem sido particularmente apontado como responsável pelos atrasos na liberação de recursos. A insatisfação de Lira é tamanha que ele chegou a pedir a demissão do ministro e recusou-se a comparecer a alguns eventos oficiais.

Diante do crescente clima de tensão, Lula propôs que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, seja o mediador alternativo. Entretanto, o presidente negou-se a demitir Padilha e ceder aos pedidos de Lira. Lula, por outro lado, admitiu que os acordos feitos devem ser cumpridos.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.