O Instituto Paraná Pesquisas foi encarregado por encomenda do PL, partido ao qual Jair Bolsonaro (PL) é associado, de realizar um estudo que dá um panorama nada animador para a extrema direita. O objetivo é encontrar um novo candidato para disputar as eleições presidenciais de 2026 contra Lula ou um representante progressista, considerando a possibilidade da Justiça Eleitoral manter Bolsonaro inapto.
O colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, divulgou antecipadamente parte desta pesquisa, que será formalmente apresentada à cúpula do PL nesta sexta-feira(2).
A sondagem, feita na última quinzena de janeiro com 2026 eleitores, simulou cenários da eleição presidencial de 2026 com Lula enfrentando Bolsonaro - que está impedido de concorrer até 2030 -, a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e Tarcísio Gomes de Freitas, atual governador de São Paulo (Republicanos).
Os resultados mostram Lula vencendo as eleições contra qualquer um desses possíveis adversários. Na competição com Bolsonaro, Lula estaria à frente com 44% dos votos contra 42%. Contra Michelle, Lula obteria uma vitória ainda mais ampla, com 45% dos votos contra 38% dela. E na disputa com Tarcísio, os números são ainda mais favoráveis para Lula: 56% dos votos contra 35% a favor de Tarcísio.
Deixe um Comentário!