BRASIL CRIME ORGANIZADO POLÍTICA SEGURANÇA PÚBLICA STF

STF decide punir 29 réus por crimes de golpe de Estado

Supremo Tribunal Federal estabelece maioria para condenação de 29 indivíduos envolvidos em atos golpistas que levaram à invasão e destruição de sedes dos Três Poderes em janeiro de 2023.

✅ Fique por dentro das notícias do Brasil no canal e na comunidade do WhatsApp. De acordo com informações da Agência Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) obteve maioria para a condenação de 29 réus relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, localizados em Brasília.

O ministro relator da situação, Alexandre de Moraes, propôs penas que variam de 14 a 17 anos de reclusão. Ele recebeu o apoio dos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Já os ministros Cristiano Zanin e Edson Fachin também votaram pela condenação, mas apresentaram ressalvas quanto às penalidades dos réus. Em contrapartida, os ministros Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo, André Mendonça e Nunes Marques discordaram do relator. Vale lembrar que essa votação está ocorrendo no plenário virtual, onde os ministros têm um prazo para votar à distância, portanto, sem deliberação presencial.

A decisão deve ser informada em votação máximo até as 23h59 de segunda-feira (5). Os processos, iniciados em 15 de dezembro de 2023, são julgados individualmente, consequentemente as penas só serão conhecidas após a finalização do processo, devido as divergências entre os membros do Supremo.

Todos os indivíduos foram acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e deterioração de patrimônio tombado. Esse é, até agora, o maior conjunto de ações penais julgadas simultaneamente.

Na sexta-feira (2), o STF também iniciou o julgamento virtual de 12 réus, pelos mesmos crimes. O relator, Alexandre de Moraes, votou a favor da condenação. A sessão tem previsão de término no dia 9 de fevereiro.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.