Maria Antonietta Russo, italiana e vice-presidente de Recursos Humanos da Tim Brasil desde julho de 2019, está encarregada de liderar o desenvolvimento das políticas de diversidade em um dos maiores ambientes de trabalho da indústria de telefonia móvel do país. Russo lidera uma transição radical na cultura organizacional em relação à inclusão. Em 2021, a empresa já contava com 33,6% de mulheres em posições de liderança, ultrapassando a meta inicial de 35% para 2023, alcançando 36,2%. Além disso, 35,7% dos funcionários da empresa eram negros há três anos. A Tim Brasil planejava atingir a marca de 40% até 2025, contudo, o objetivo já foi alcançado no ano passado, com 41,4%.
Em entrevista à coluna GENTE, Russo menciona o lançamento de políticas internas voltadas para a diversidade, incluindo a criação de uma estrutura exclusiva para abordar esses assuntos dentro da companhia. Russo explicou que sua jornada na Tim Brasil tem sido focada na promoção de diversidade e inclusão, refletindo as mudanças significativas que ocorreram no país nos últimos anos.
No decorrer de sua carreira na Itália, Russo assumiu o papel de líder da agenda de inclusão no setor de educação e desenvolvimento de grupo por muitos anos. Agora, no Brasil, seu objetivo é posicionar a Tim como uma marca inovadora para o cliente, com uma cultura fortemente inclusiva.
Falando sobre o reconhecimento do trabalho da empresa, Russo contou que a Tim Brasil recebeu o prêmio Diversity in Tech Award, da GSMA Association, uma importante associação internacional que engloba todas as operadoras de telefonia. Segundo ela, a Tim nem sabia da existência do prêmio antes de ser anunciada como a vencedora.
Russo afirmou que a Tim Brasil trabalhou incansavelmente para aumentar a representatividade de todas as etnias, refletindo a diversidade do Brasil como um país multiétnico. Para isso, a política de recrutamento da empresa foi revisada e algumas mudanças foram implementadas. Russo mencionou a abertura de seleções em todas as universidades e a disponibilização de cursos de inglês gratuitos para os colaboradores.
Russo enfatizou que a missão da empresa é abolir todas as formas de racismo. Ela acredita que, enfrentando resistências diárias, é possível mudar uma cultura, desde que se tenha coerência e determinação. A executiva destaca também que a missão vai além dos colaboradores e se estende aos clientes, tendo tolerância zero para atos de racismo.
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