BRASIL CULTURA DESTAQUES

Aos 88 anos, partes o lendário poeta e xilogravurista pernambucano J. Borges

J. Borges, uma figura ícone da literatura de cordel e da xilogravura, partiu, deixando um legado imenso de obras nordestinas

Faleceu na madrugada de hoje a celebridade das letras e das artes, J. Borges. Familiares confirmaram a partida do querido poeta, cordelista e xilogravurista, que ocorreu de causas naturais em sua cidade natal, Bezerros, em Pernambuco.

José Francisco Borges era dono de uma escrita incomparável, singela e profunda. Mesmo tendo apenas um ano de estudo formal, tornou-se referência no estilo literário nordestino. Na juventude, antes de embrenhar-se no universo das palavras, trabalhou com carpintaria e pedreiro.

J.Borges teve sua arte reverenciada além das fronteiras brasileiras, ilustrando obras de nomes consagrados da literatura, a exemplo de Ariano Suassuna e José Saramago. Laços estreitos com a arte e cultura do Brasil lhe renderam prêmios como o de Patrimônio Vivo de Pernambuco, além de honrarias concedidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura.

Até o dia 25 de março de 2025, seus trabalhos estão em exibição gratuita no Museu do Pontal, no Rio de Janeiro. A chance imperdível para conhecer ou revisitar o legado deste gigante das letras e das artes.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.