BRASIL ECONOMIA LULA MUNDO POLÍTICA SEGURANÇA PÚBLICA

Autoridade afirma que índices de fome no Brasil serão reduzidos!

Wellington Dias antecipa relatório mundial de segurança alimentar, que será apresentado na próxima quarta-feira, durante a inauguração da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento Social, expressou nesta última terça-feira sua segurança de que os níveis de fome no Brasil sofreram uma 'grande queda' em 2023. Em um seminário sobre os desafios do financiamento de desenvolvimento sustentável e inclusivo, Dias mencionou dados do relatório mundial da ONU sobre segurança alimentar, que será apresentado durante uma reunião de líderes do G20 no Rio. Entretanto, ele ressaltou que mesmo com a redução, o Brasil ainda está incluído no Mapa da Fome para o triênio 2021-2023.

'Estou confiante. Porque, se cair fortemente, temos perspectiva de que (a insegurança alimentar) siga caindo em 2024, 2025 e 2026. Esses 8,7 milhões de pessoas (que passam fome, segundo o IBGE) são o foco do nosso trabalho neste ano de 2024 e 2025 para alcançar a condição de um patamar abaixo de 2,5% no critério (da FAO)' declarou o ministro.

De acordo com parâmetros determinados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), para que um país seja excluído do Mapa da Fome, é necessário registrar taxas de falta crônica de alimentos inferior a 2,5% da população, por um período de três anos seguidos.

O ministro fez parte do terceiro evento fisicamente realizado do projeto G20 no Brasil - uma colaboração conjunta se propõe a cobrir a presidência do Brasil do grupo de 20 países mais ricos do mundo. Dias falou na mesa 'Aliança Global contra a Pobreza e a Fome e novos caminhos para as políticas sociais', tratando da aliança global contra a fome que será oficialmente lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Rio, na próxima quarta-feira.

'O que nós vamos ter amanhã, depois de seis meses, é um entendimento. Isso posso afirmar. Tivemos todo um trabalho nesse período com muita gente junta. O Banco Mundial fez um estudo junto com o banco interamericano (BID). Estive na agenda da semana passada na ONU e vi boa receptividade.' o ministro refletiu sobre a criação de um novo organismo que possa agregar mais eficiência na luta contra a fome e pobreza.

Wellington Dias explicou que o declínio da fome registrado no Brasil em 2023 foi resultado de uma política integrada que valoriza o salário mínimo, impulsiona a renda e diminui a pobreza. Segundo ele, é essa mesma estrutura que será utilizada no plano de combate à fome a ser revelado na Reunião do G20.

O ministro reiterou a importância da adesão dos países mais desenvolvidos e ricos à Aliança Global contra a Fome. A ação contará com as orientações da FAO para a erradicação da fome e pobreza.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.