O Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, comunicou em um programa de televisão na terça-feira (30/7) a realização de um seminário entre os dias 6 e 8 de agosto voltado a discutir desafios urbanísticos de Brasília. Na oportunidade, Leandro também abordou o tema de painéis de LED.
Segundo Leandro, este seminário foi organizado há 50 anos pela primeira vez, cumprindo um papel importante no desenvolvimento e preservação da capital, Brasília. Ele argumentou que a cidade está em constante mutação, e naquela época, já se sabia que as mudanças seriam desafiadoras, acompanhando crescimento populacional, novas necessidades de transporte e moradia. Este seminário foi crucial na projeção de soluções para a cidade.
O seminário contará com a colaboração da Universidade de Brasília (UnB), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), entre outros segmentos, além de contar com a participação de especialistas nesse âmbito para identificar os atuais problemas urbanísticos e propor soluções para eles. Leandro frisou que o objetivo do seminário é permitir a sustentabilidade de Brasília e a manutenção da cidade como patrimônio cultural.
Outro ponto observado por Leandro durante o programa foi à questão dos painéis de LED. Ele afirmou que juntamente ao Iphan, tem a missão de preservar as características urbanísticas da cidade e que qualquer intervenção que possa comprometer esses aspectos devem ser devidamente estudados. Segundo ele, os painéis de LED interferem não só no paisagismo, aspectos ambientais e ocupação dos espaços públicos, como também no trânsito. Sendo assim, se a implementação for autorizada, deverão ser feitas com segurança e após ampla análise técnica.
Deixe um Comentário!