Com as eleições municipais de 2024 se aproximando, Juiz de Fora se prepara para um possível segundo turno entre duas candidatas. Margarida Salomão, a atual prefeita pelo PT, lidera as intenções de voto com 37,2%, seguida por Ione Barbosa, do Avante, com 20,4%. Essa informação foi divulgada pelo Paraná Pesquisas no último domingo, 28.
Na terceira posição, há um empate técnico entre Charlles Evangelista (PL), com 11,1%, Júlio Delgado (MDB), com 10,4%, e Isauro Calais (Republicanos), com 5,8%, considerando a margem de erro de 3,8 pontos percentuais. Por último, com 1,3% dos votos, está a professora Victória Mello, do PSTU.
Margarida Salomão, a primeira mulher a governar Juiz de Fora, já foi eleita duas vezes como deputada federal pelo PT, antes de se tornar prefeita em 2020. Já Ione Barbosa, que já comandou a Delegacia da Mulher em Juiz de Fora, está atualmente no seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, após se filiar ao Avante depois de concorrer à prefeitura pelo Republicanos nas eleições anteriores.
Em 2022, Lula derrotou Jair Bolsonaro em Minas Gerais com uma pequena margem de menos de 50 mil votos. Desses, quase 40 mil foram de Juiz de Fora, onde o petista venceu Bolsonaro por 56,1% contra 43,9% dos votos.
Dois anos depois, a polarização política continua forte em Juiz de Fora, com 48,3% dos juizforanos aprovando a gestão de Lula e 47,3% rejeitando. Segundo o Paraná Pesquisas, 22,5% dos entrevistados disseram que votariam definitivamente em um candidato apoiado por Lula, enquanto 23% apoiariam um candidato endossado por Bolsonaro. Por outro lado, 47,5% afirmaram que jamais votariam em um aliado de Lula, e 48,5% nunca apoiariam um candidato indicado por Bolsonaro.
Foram entrevistados 710 eleitores em Juiz de Fora entre os dias 23 e 27 de julho de 2024. A pesquisa tem um grau de confiança de 95%, com uma margem de erro de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos.
Deixe um Comentário!