O levantamento, realizado pela consultoria argentina CB Consultoria Opinión Pública, posiciona o petista Lula como o presidente mais popular de toda a América do Sul no mês de julho. Em uma reviravolta em comparação com pesquisas anteriores, Lula ultrapassou o argentino Javier Milei no quesito popularidade.
Para chegar a esta conclusão, a pesquisa avaliou dez dos doze países sul-americanos, excluindo Suriname e Guiana. Nesta avaliação, Lula conquista 53,6% de imagem positiva, vencendo Milei, que obteve 52,1%, e Daniel Noboa, do Equador, com 54,3%. É importante ressaltar que todos os demais líderes avaliados obtiveram menos de 50% de aprovação.
Já no outro lado da moeda, a pesquisa mostra que os líderes com as piores avaliações são Gabriel Boric, do Chile, tendo 60,6% de imagem negativa, Dina Boluarte, do Peru, com 62,2% e Gustavo Petro, da Colômbia, com 62,9%.
A Consultoria CB, durante a realização desta pesquisa, entrevistou no total 12.402 pessoas de maneira online, entre os dias 16 e 20 de julho. O número de entrevistados varia de país para país, sendo em média de 1.042 a 1.471 indivíduos por nação. A margem de erro é de 2 a 3 pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%. No caso específico do Brasil, foram entrevistadas 1.471 pessoas com uma margem de erro de 2,5 pontos.
Deixe um Comentário!