BRASIL CIÊNCIA DESTAQUES ECONOMIA EDUCAÇÃO LULA POLÍTICA TECNOLOGIA

Lula organiza encontro no Planalto sobre projeto de Inteligência Artificial para o Brasil | Radar

O presidente Lula e seus ministros vão debater o Plano Nacional de Inteligência Artificial e informações serão postas na mesa sobre a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Encontro marcado: O presidente Lula terá uma reunião, na parte da tarde desta quarta-feira, com os ministros no Palácio do Planalto. Estão na pauta, tópicos importantes como o Plano Nacional de Inteligência Artificial, que é fruto de uma elaboração intensiva dos últimos meses pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sob gestão de Luciana Santos.

Entre os participantes da reunião, teremos Geraldo Alckmin (Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Rui Costa (Ministro da Casa Civil), Camilo Santana (Ministro da Educação) e Nísia Trindade (Ministra da Saúde) como representantes. Incluindo ainda Dario Durigan (Secretário-executivo do Ministério da Fazenda), Cristina Kiomi Mori (Secretária-executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), Ricardo Cappelli (presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), e o secretário de Governo Digital do MGI, Rogerio Souza Mascarenhas.

No mês de março, durante uma discussão no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, no Planalto, o presidente Lula solicitou aos conselheiros a produção de uma proposta de política de IA direcionada ao desenvolvimento do país. Segundo ele, “Se vocês tiverem inteligência de fazer a proposta, eu terei a coragem de criar uma política brasileira de inteligência artificial”.

O presidente expressou seu desejo de, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro, apresentar um projeto genuinamente brasileiro de IA para o mundo. Aliás, além de tratar sobre a IA, ele vai absorver dados sobre a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai ocorrer na capital federal na semana que vem. O evento sofreu uma mudança em sua data, que inicialmente seria em junho, mas teve que ser adiada devido as enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.