O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está no Pantanal hoje, 31 de junho, para acalmar um desastre ambiental de proporções históricas. Ele saiu de Brasília em direção a Corumbá, no Mato Grosso do Sul, onde tem uma agenda agitada durante o dia.
A agenda do presidente inclui encontrar com profissionais que estão na linha de frente do combate ao fogo e fazer um sobrevoo pelas áreas afetadas. Ele também vai conferir de perto as aeronaves usadas para controlar os incêndios.
O incêndio no Pantanal não é o único tópico em sua lista. Lula também vai assinar uma nova legislação sobre manejo do fogo. Essa nova lei proíbe a prática de uso de fogo para supressão de vegetação nativa para uso alternativo do solo, prática muito comum na região. Esta é uma medida em direção à prevenção de futuros incêndios e diminuição dos danos causados por eles.
No dia 12 deste mês, o governo liberou um crédito extra de 137 milhões de reais para a Operação Pantanal. No mês anterior, foram disponibilizados outros 100 milhões de reais. Essas medidas trouxeram certa aliviação, pois houve uma redução momentânea no número de incêndios.
O incêndio deste ano no Pantanal já bateu o recorde anual de queimadas do bioma, que aconteceu em 2020. É inquietante pensar que ainda restam cinco meses para o final de 2024 e o estrago já é tão grande.
De fato, o começo deste ano foi marcado por estimativas inquietantes. Quando os primeiros incêndios foram registrados no Pantanal, as expectativas eram de um semestre desafiador. Contudo, a extensão dos danos superou todas as previsões, com um alarmante crescimento de 2.362% em comparação com o mesmo período do ano passado. Neste ano, os incêndios já consumiram mais de 800 mil hectares de terra no Pantanal, segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-URFJ).
Ainda hoje, o presidente Lula vai ao Mato Grosso, onde irá inaugurar obras de ampliação dos aeroportos de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta e entregar unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em Várzea Grande, na região metropolitana da capital do estado.
Deixe um Comentário!