BRASIL DESTAQUES ECONOMIA LULA MUNDO POLÍTICA

No Rio, Lula está preparado para firmar a Nova Aliança para combater a fome e a pobreza

Essa iniciativa global, proposta por Lula, será formalmente lançada na próxima Cúpula do G20 em novembro

A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa proposta pelo presidente Lula na Cúpula G20 na Índia no ano passado, será oficialmente consolidada nesta quarta-feira, em uma reunião ministerial do G20 no Rio de Janeiro.

No evento, será revelada a estrutura institucional da Aliança e abrirá o convite para países e instituições que desejem se juntar. Este evento é considerado pelo governo como o 'pré-lançamento' da iniciativa, que terá seu lançamento oficial na reunião de chefes de estado do G20, no Rio, sob a presidência do Brasil em novembro.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirma que o presidente Lula convida todos interessados a participar, desde países membros das Nações Unidas, organizações internacionais, a fundos de financiamento, bancos multilaterais, academia, às instituições de conhecimento. Todos são bem-vindos a se juntar à luta contra a fome e a pobreza.

Para fazer parte da aliança, os interessados precisarão apresentar uma Declaração de Compromisso, que inclui compromissos gerais com os objetivos da iniciativa e detalhes personalizáveis de acordo com os interesses e condições de cada novo membro.

A preparação para esse marco incluiu várias reuniões com mais de 50 delegações internacionais e contou com o trabalho de uma força-tarefa composta pelos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, das Relações Exteriores e da Fazenda.

O local escolhido para o pré-lançamento é o Galpão da Cidadania, sede da ONG Ação da Cidadania, criada há 31 anos pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e que desempenhou um papel fundamental na luta contra a fome no Brasil.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.