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O mundo fica às escuras: falha global de tecnologia provoca apagão virtual

Uma grave falha tecnológica global impactou várias áreas de serviços nesta sexta-feira (19), provocando a suspensão de voos, interrupções em emissoras de TV e complicando operações de bancos e do setor de saúde.

Voos de companhias aéreas como American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air foram interrompidos devido a problemas de comunicação. Isso aconteceu logo após a Microsoft anunciar que havia solucionado um problema que interrompeu seus serviços em nuvens e que afetou várias companhias aéreas. No entanto, ainda não está claro se ambos os problemas estão relacionados.

'Um falha de software de terceiros está afetando os sistemas de computadores ao redor do mundo, inclusive na United. Enquanto trabalhamos para restaurar esses sistemas, estamos mantendo todas as aeronaves em seus aeroportos de partida', declarou a United em um comunicado. 'Os voos que já estão no ar continuam em seus destinos.'

O governo australiano identificou que as falhas na mídia, bancos e empresas de telecomunicações parecem estar relacionadas a um problema na Crowdstrike, uma empresa global de segurança cibernética. A empresa relatou que seu software Falcon Sensor estava fazendo com que o sistema operacional Microsoft Windows travasse e apresentasse a 'Tela Azul da Morte'.

Várias instituições financeiras, de bancos australianos a indianos e sul-africanos, alertaram sobre falhas em seus serviços. A indústria de viagens também foi severamente abalada, com aeroportos de Tóquio, Amsterdã, Berlim e alguns terminais espanhóis notificando problemas em seus sistemas e atrasos. Grandes companhias aéreas internacionais, incluindo a Ryanair, a maior da Europa em número de passageiros, informaram problemas em seus sistemas de reserva e outras falhas.

No Reino Unido, os sistemas de agendamento médico estavam fora do ar, enquanto a Sky News, um importante canal de notícias, pediu desculpas por sua incapacidade de transmitir ao vivo.

Segundo o Coordenador Nacional de Segurança Cibernética da Austrália, Michelle McGuinness, não há informações sugerindo que a falha seja um incidente de segurança cibernética, apesar dos graves transtornos causados.

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