BRASIL ECONOMIA LULA POLÍTICA

Plano de Compensação a Indígenas da Ferrogrão em Exame Final pelo Governo Lula | Alerta

O Ministério dos Transportes está finalizando os estudos de viabilidade econômica e impacto socioambiental do projeto Ferrogrão. O plano inclui propostas para mitigar danos ambientais e compensações para as comunidades indígenas afetadas.

A Ferrogrão, com 933 quilômetros de extensão, promete ligar Sinop, no Mato Grosso, ao porto de Miritituba, no Pará, um sonho do agronegócio para o escoamento da produção por hidrovias.

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, se reuniu na última sexta-feira com representantes de um grupo estrangeiro que já atua no Brasil e expressou interesse na concessão da ferrovia. Segundo Santoro, 'a movimentação do governo tem chamado a atenção do mercado para o projeto'.

O governo enfrenta uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI), interposta pelo PSOL, que foi suspensa até 18 de agosto para permitir a conclusão dos estudos e ajustes necessários. Em 2021, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu a lei que alteraria os limites do Parque Nacional do Jamanxim para construção da ferrovia.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.