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Presidente da Anapa destaca que importação de alho cria competição desleal

Ilícito e até mesmo a importação regular de alho prejudicam o produtor nacional devido à falta de competitividade, afirma Rafael Corsino, Presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho.

Rafael Corsino, Presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace) e da Câmara Setorial de Hortaliças do Ministério da Agricultura, destacou a grande dificuldade enfrentada pelos produtores de alho brasileiros. Os problemas derivam da importação irregular de alho, que acaba retirando a competitividade do produtor nacional, durante uma entrevista para jornalistas no programa CB.Agro.

A realidade da cebola, segundo Corsino, é muito diferente da do alho. Aproximadamente toda cebola consumida no Brasil é produzida internamente, levando a um valor de Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de R$ 5 bilhões. No entanto, quando se trata de alho, o valor de PIB está em torno de R$ 3 bilhões.

O presidente alerta que 'o contrabando afeta a produção de alho, especialmente na região sul que plantava cerca de 5.000 hectares de alho e que nesta safra plantará menos de 2.000, em função desta competição desleal'.

Corsino salienta que além do produto que entra ilegal no país, a importação legal também é problemática. Cerca de 75% do produto vem da Argentina e 25% da China. O problema surge quando o alho estrangeiro não paga tarifa de custo de importação, criando uma competição desleal com o produto nacional.

O governo brasileiro estabeleceu uma tarifa antidumping para evitar o dumping do mercado chinês. No entanto, há casos em que a taxa é cancelada judicialmente. Embora o governo recorra, nem sempre é bem-sucedido em reverter essa decisão.

Houve um aumento no consumo de alho durante a pandemia, cerca de 17%, pois acredita-se que o alho auxilia no reforço à imunidade. Segundo Corsino, o alho brasileiro possui uma concentração de alicina, substância responsável pela imunidade, cerca de cinco vezes maior que o alho estrangeiro.

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