BRASIL CIÊNCIA DESTAQUES EDUCAÇÃO LULA TECNOLOGIA

Projeto inédito de Inteligência Artificial é entregue a Lula

O presidente Lula promete apresentar aos ministros, na próxima semana, a proposta recebida sobre o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial.

O presidente Lula, nesta terça-feira 30, foi presenteado com o primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). A entrega aconteceu durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorre até a quarta-feira 1, na capital do país.

A iniciativa foi solicitada pelo próprio presidente no início do ano e passou pela aprovação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. O Plano tem como objetivo dotar nosso país de uma infraestrutura tecnológica avançada e aplicar técnicas de inteligência artificial para aprimorar o serviço público e estimular a inovação no setor empresarial.

O projeto, que conta com um investimento superior a 23 bilhões de reais, vislumbra, entre outras coisas, a implementação de um supercomputador para tirar do papel o Laboratório Nacional de Computação Científica, de forma a atender as necessidades de pesquisa tanto do setor público quanto do privado.

Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, ressaltou a importância da retomada dos investimentos na área científica em nosso País. 'Para termos autonomia e soberania, dependemos de domínio tecnológico. Não podemos permitir que ideias negacionistas, pautadas em desinformação e crenças pessoais perdurem', destacou no evento, ao falar dos benefícios que a proposta trará ao País em setores como saúde, educação, agricultura e no combate às crises climáticas.

Na ocasião, Lula qualificou o evento como um marco 'extremamente significativo' e garantiu que apresentará a proposta aos ministros já na próxima semana, dará prioridade às ações de implementação do plano. 'A nossa inteligência artificial tem que ser inteligente, queremos fazer dela uma fonte de geração de empregos nesse país, que a gente forme  milhões de jovens preparados para esse debate', finalizou.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.