BRASIL CULTURA DESTAQUES

Publicitário renomado, Jaques Lewkowickz, morre aos 80 anos

Jaques Lewkowickz, fundador da agência de publicidade Lew’Lara/TBWA e autor de campanhas famosas como “Lei de Gérson” e “Eu sou você amanhã”, morreu nesta sexta-feira (19), aos 80 anos.

Jaques Lewkowickz, um dos mais importantes nomes da publicidade brasileira e fundador da agência Lew’Lara/TBWA, faleceu nesta sexta-feira (19) aos 80 anos. Ele deixa a esposa Cristina, os filhos Rodrigo e Juliana e seus três netos, Samy, Antônia e Duda.

Lewkowickz construiu a sua carreira, trabalhando como diretor de arte no estúdio Metro 3 antes de abrir sua própria agência, passando por diversas empresas de renome como Delta, Caio, Salles / Interamericana, McCann e Ogilvy. Em 1988, ele iniciou sua própria empreitada com a abertura da agência SLBB. Poucos anos depois, em associação com Luiz Lara, fundou a Lew’Lara.

Ele deixou sua marca na história da publicidade brasileira com a criação de campanhas icônicas e bordões que se tornaram parte da cultura popular, como “Lei de Gérson” e “Eu sou você amanhã”.

A causa exata de sua morte não foi divulgada, mas Luiz Lara, atual presidente da Lew’LaraTBWA, mencionou que Lewkowickz estava lutando contra um quadro agudo de covid-19 nos últimos dias, levando-o a ser hospitalizado.

Durante sua liderança na Lew’Lara, Lewkowickz e seu parceiro Lara se tornaram uma dupla crucial na publicidade brasileira. Eles venderam a agência para a rede TBWA em 2007. Hoje, a empresa figura entre as 20 maiores agências do mercado brasileiro, de acordo com uma pesquisa do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp-Meios).

Em 2004, Lewkowickz ganhou o prêmio Caboré de Profissional de Criação, um dos mais prestigiados da publicidade brasileira, quando esteve à frente da Lew’Lara.

“Perdemos um gigante e um amigo, foram 32 anos juntos. Ele será meu eterno sócio, uma pessoa especial, querida, divertida, leve que fará muita falta”, lamentou Lara. “Jaques era uma força intelectual muito grande, um judeu curioso e antenado que buscava conhecimento o tempo todo. Tinha uma curiosidade intelectual permanente”.

O CEO global da TBWA, Troy Ruhanen, que também lamentou o falecimento de Lewkowickz: “Para sempre o nome na porta, compartilhado com seu querido amigo. Jaques, você sempre terá um lugar em nossos corações. Sentiremos sua falta”.

No final de sua vida, Lewkowickz decidiu deixar a agência que fundou para se aventurar como estagiário do Google em 2013. Lá, ele abriu oportunidades para profissionais da indústria publicitária.

Depois, ele se mudou para Nova York para realizar o sonho antigo de estudar cinema, mas acabou retornando ao Brasil para ficar com a família. “Ele era uma mãe judia que não gostava de ficar longe da família”, disse Lara.

Mesmo longe dos holofotes, Lewkowickz permanecia ativo na Lew’Lara/TBWA, aparecendo em todas as convenções da empresa e atuando como mentor para seus sucessores.

“Ele tinha paixão pelo ofício da propaganda. Nunca foi um criativo egoísta, era um líder que se realizava ao formar talentos”, expressou Lara.

Dentre os talentos que Lewkowickz ajudou a desenvolver estão nomes como Manir Fadel, presidente e CCO da Grey Brasil, Dedé Laurentino, CCO da Ogilvy no Reino Unido e Pedro Rosa, CCO da Wunderman Thompson e WPP.

O sepultamento de Lewkowickz está programado para este domingo (21) às 11h, no Cemitério Israelita do Butantã.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.