BRASIL CIÊNCIA MUNDO

Seca severa atinge seis cidades do Rio de Janeiro, incluindo regiões serranas

Recentemente, o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) divulgou novos dados sobre a condição da seísmica no Brasil. São Paulo e o Espírito Santo são os estados mais afetados, com todas as suas cidades encontrando-se em diferentes níveis de seca. No Estado do Rio de Janeiro apenas uma cidade está com uma condição climática considerada normal, sendo que seis municípios foram categorizados com seca severa, incluindo algumas cidades nas regiões serranas.

O Cemaden é responsável por rastrear a seca ao redor do país e compartilhou recentemente dados alarmantes. Observou-se que algumas cidades do Rio de Janeiro estão sofrendo uma severa estiagem. O inverno carioca é tipicamente caracterizado por condições mais secas, com baixos níveis de chuva e umidade, bem como temperaturas mais moderadas. No entanto, este ano têm ocorrido interrupções com tardes notavelmente quentes.

Embora parte deste clima possa ser atribuído a fatores regionais, outras regiões do país também estão contribuindo para a seca. Por exemplo, um corredor de umidade proveniente do Norte do Brasil perdeu força por conta da seca que ocorreu naquela região no ano passado. Assim, a influência desta umidade diminuiu, contribuindo para a intensificação da seca no Sudeste.

De acordo com os dados do órgão, seis cidades fluminenses receberam a classificação de seca severa, incluindo algumas localizadas nas regiões serranas. A lista com as cidades e suas respectivas classificações não foi divulgada pelo Cemaden.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.