O Cemaden é responsável por rastrear a seca ao redor do país e compartilhou recentemente dados alarmantes. Observou-se que algumas cidades do Rio de Janeiro estão sofrendo uma severa estiagem. O inverno carioca é tipicamente caracterizado por condições mais secas, com baixos níveis de chuva e umidade, bem como temperaturas mais moderadas. No entanto, este ano têm ocorrido interrupções com tardes notavelmente quentes.
Embora parte deste clima possa ser atribuído a fatores regionais, outras regiões do país também estão contribuindo para a seca. Por exemplo, um corredor de umidade proveniente do Norte do Brasil perdeu força por conta da seca que ocorreu naquela região no ano passado. Assim, a influência desta umidade diminuiu, contribuindo para a intensificação da seca no Sudeste.
De acordo com os dados do órgão, seis cidades fluminenses receberam a classificação de seca severa, incluindo algumas localizadas nas regiões serranas. A lista com as cidades e suas respectivas classificações não foi divulgada pelo Cemaden.
Deixe um Comentário!