O chefe de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, enfrenta críticas por uma fotografia que compartilhou em suas mídias sociais no domingo (11). Na imagem, os membros das equipes de resgate e segurança do Estado são vistos 'posando' no meio dos destroços do avião Voepass que caiu na última sexta-feira (9) em Vinhedo. O trágico acidente custou a vida de todas as 62 pessoas a bordo.
Os comentários na mídia social condenaram a falta de sensibilidade de Derrite e das equipes. Há até mesmo alegações de 'necropolítica' em relação à publicação. Lenio Streck, um jurista renomado, traçou um paralelo entre a foto publicada e a tese do livro 'Sociedade do Espetáculo', escrito por Guy Debord, um autor francês.
'Eis a sociedade do espetáculo denunciada por Guy Debord. Depois do sujeito que fez selfie em Auschwitz (sim, existe), a equipe do governo de SP vence a disputa do troféu da pós modernidade. Faltou o V da vitória. Ou alguém com o polegar para cima. Bom, se procurar bem…', comentou Streck.
Graças ao feedback negativo, Derrite decidiu remover a foto de suas contas de mídia social.
'Postei uma outra foto da equipe, mas mais uma vez em respeito a todos, retirei e coloquei outra na qual os destroços não aparecem', declarou o secretário de Segurança.
Deixe um Comentário!