DESTAQUES MUNDO POLÍTICA SAÚDE

Canadá emite alerta para um possível novo vírus e incentiva seus cidadãos a se prepararem para uma pandemia

O governo canadense alertou para a possibilidade de um novo vírus e solicitou à população que se preparasse para uma nova pandemia.

O Centro de Saúde e Segurança Ocupacional do Canadá lançou a segunda edição do 'Manual do Plano de Continuidade de Negócios para Surtos de Gripe e Doenças Infecciosas' em junho, que discutiu a possibilidade de um novo vírus hipotético que poderia causar mais desordem do que o coronavírus.

O manual, que orienta os empregadores sobre como agir diante da próxima pandemia insinua que, baseado na análise de gripes pandêmicas anteriores, pode haver um número maior de infeções e mortes em faixas etárias diferentes das que são normais durante as temporadas regulares de gripe.

Além disso, os empregadores são alertados para estarem prontos para situações como o surgimento de uma doença ou pandemia que obrigue as pessoas a ficarem em casa. Espera-se também que a população se prepare para interrupções como redução no volume de trabalho, problemas na produção e mudanças na demanda do consumidor.

Essas interrupções podem afetar vários setores, incluindo telecomunicações, serviços bancários, água, combustível, medicamentos e alimentação. O manual também prevê que essa pandemia hipotética virá em duas ou três ondas, com um intervalo entre três e nove meses. Isso poderia durar até dois anos.

Países do hemisfério norte, como os Estados Unidos, que atualmente estão no verão, estão enfrentando um aumento nos casos de Covid-19. Apesar desta tendência, o número de infecções é bastante inferior ao verificado durante o pico pandêmico, como o número de hospitalizações.

No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que se o vírus continuar a se espalhar, pode dar origem a novas mutações e infecções graves que escapem da proteção oferecida por vacinas e medicamentos. A OMS encoraja a população a seguir todas as medidas preventivas para diminuir a disseminação do novo coronavírus.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.