A nova frente fria formada no sul do país nesta quarta-feira (7) deve provocar uma queda expressiva de até 14°C nas temperaturas máximas das capitais nos próximos dias.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa massa de ar polar é a primeira do ano a alcançar todos os estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste e deve começar a fazer os termômetros despencarem no Mato Grosso do Sul, sul e sudoeste do Mato Grosso e sul e sudeste de São Paulo já nesta quinta-feira (8).
E essa queda de temperatura não para por aí. A massa de ar frio continuará a avançar em direção aos outros estados do Centro-Oeste, partes restantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro a partir de sexta-feira (9).
No final de semana, quase todo o país deverá sentir os efeitos desse ar frio continental que avançará para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, inclusive atingindo partes da região Norte.
A quebra na temperatura será bem perceptível em algumas capitais. Em Cuiabá, por exemplo, a temperatura máxima no sábado (10) não deverá ultrapassar os 26°C, uma queda de 11 graus comparado com a previsão para esta quinta-feira, de 37°C. Já em São Paulo, a máxima salta de 30°C nesta quinta-feira para apenas 16°C no sábado, um decréscimo de 14 graus.
Além da queda de temperatura, essa massa de ar frio também aumenta a probabilidade de geadas e precipitações invernais, principalmente nas regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Inmet alerta para a possibilidade de geadas generalizadas em grande parte da região Sul, centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, boa parte do estado de São Paulo, parte de Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro na próxima domingo (11).
Além disso, não está descartada a possibilidade de queda de neve em pontos isolados das regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre sexta e sábado.
Deixe um Comentário!