BRASIL SEGURANÇA PÚBLICA

Investigação em voo da fatalidade: PF trabalha para descobrir as causas do acidente aéreo da Voepass!

Dois laudos serão produzidos em relação ao terrível acidente aéreo que resultou na morte de 62 pessoas em Vinhedo (SP).

A Polícia Federal, em estreita colaboração com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, está conduzindo uma investigação meticulosa sobre o acidente do voo 2283 da Voepass em Vinhedo (SP), que resultou em uma vasta perda de vidas humanas, totalizando 62 mortos. Ambas as equipes de investigação utilizarão o mesmo conjunto de evidências, mas cada uma tirará suas próprias conclusões independentemente. O relatório gerado pela Polícia Federal poderá indicar possíveis responsáveis por essa terrível tragédia.

Segundo informações divulgadas, serão produzidos dois tipos de laudos relativos ao acidente. O primeiro, conhecido como 'laudo descritivo do local', deverá estar pronto em aproximadamente três meses e detalhará as circunstâncias do acidente, incluindo fotografias, a posição do avião após a queda, danos externos e número de vítimas.

O segundo laudo, denominado 'laudo de sinistro aeronáutico', é mais extenso e sua conclusão está prevista para um ano a partir de agora. Este relatório vai analisar várias frentes que podem ter levado ao acidente, como as condições meteorológicas, o 'fator humano', tanto dos pilotos quanto da manutenção, o estado geral das aeronaves e a política de treinamento da empresa Voepass.

O CENIPA prometeu entregar dentro de 30 dias um relatório prévio com as possíveis causas do acidente. A diferença entre os dois processos de investigação está na profundidade e detalhamento que cada um oferece, e a investigação da PF pode implicar em acusações contra possíveis responsáveis.

O chefe do CENIPA, o brigadeiro do ar Marcelo Moreno, afirmou na terça-feira, dia 13, que os gravadores de voz e de voo do avião foram registrados 'com sucesso' e serão de grande importância para o avanço das investigações.

A Polícia Federal pretende também entrevistar o controlador de voo, o proprietário da companhia aérea, o gerente de manutenção, o gerente operacional e todas as pessoas diretamente e indiretamente envolvidas com o avião, além dos peritos criminais federais e quaisquer outros que possam surgir durante o processo de investigação do desastre aéreo.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.