BRASIL DESTAQUES SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA

Lei no DF garante maior segurança nos estúdios de tatuagem

Novas diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Saúde do DF prometem fornecer um ambiente de trabalho mais seguro para os profissionais de estúdios de tatuagem, aplicação de piercings e maquiagens definitivas.

Profissionais do Distrito Federal que trabalham com tatuagens, piercings e aplicações de maquiagens definitivas têm novas diretrizes de segurança a seguir a partir de agosto. O Governo do Distrito Federal (GDF) estabeleceu novos critérios sanitários para tais atividades com a Portaria nº 66/2024, publicada há seis meses. A norma apresenta critérios para licenciamento, infraestrutura, além de outras obrigações que tornarão o ambiente de trabalho mais seguro e salubre.

O diretor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), André Godoy, afirmou que profissionais que trabalham em salões de beleza também precisam seguir normas de segurança similares, visto que a infecção por hepatite é uma séria preocupação nessas profissões. As novas regras não só protegem os clientes, mas também os próprios profissionais dos estúdios de piercings e tatuagens. Aqueles que não obedecerem ao novo protocolo de segurança e higienização podem sofrer penalidades, como multas e até interdição.

A lei estabelece que insumos como máscaras, luvas e óculos de proteção devem ser usados pelos profissionais, além da apresentação do comprovante de vacinação contra hepatite B e tétano. O tatuador André Lino vê as novas diretrizes como uma oportunidade principalmente para os novos profissionais, incentivando-os a cuidar mais de suas próprias saúde.

O dermatologista Fábio Alves Sobrinho reforça a importância da higiene nos processos de tatuagem. Se a esterilização não for adequada, pode haver risco de infecção por vírus como o HIV e hepatite C, além de infecções bacterianas.

Uma das novas regras estabelecidas é que os estúdios devem manter um registro detalhado de cada cliente, incluindo histórico médico, autorizações por escrito, detalhes dos procedimentos e informações sobre os produtos utilizados. Estes registros devem ser mantidos por pelo menos dois anos. Tais medidas são vistas como positivas tanto para os profissionais quanto para os clientes.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.