Em uma iniciativa para ampliar as relações comerciais no setor agropecuário, Brasil e Chile firmaram três acordos nesta segunda-feira (5.ago.2024). O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, durante o Foro Empresarial Brasil-Chile, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) na cidade de Santiago.
Antes do evento, Fávaro esteve no Palácio da Moeda, sede do governo chileno, onde os tratados foram assinados na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"A boa relação é a relação recíproca. A relação para vender os nossos produtos mas também para conhecer e gerar oportunidades de comprar o produto do país amigo. Aqui, no Chile, é um claro exemplo disso, estamos aqui para ampliar as relações", disse o ministro.
Os acordos preveem a abertura de mercado brasileiro para importação de melão pele-de-sapo do Chile e abertura do mercado chileno para abacates do Brasil. Além disso, também será implementada certificação eletrônica para bebidas como medida de combate a fraudes e haverá reciprocidade dos protocolos para produtos orgânicos nos dois países.
"Serão mais de 2.500 produtos orgânicos produzidos no Brasil e no Chile que mutuamente se reconhecem, o que facilita o intercâmbio. Com isso, os comerciantes de produtos orgânicos ampliam significativamente as oportunidades e produtos para levarem em suas gôndolas", declarou Fávaro.
Deixe um Comentário!