O ministro da Casa Civil, Rui Costa, divulgou após uma extensa reunião ministerial que ocorreu no Palácio do Planalto, que o presidente Lula instruiu seus assessores a patrocinarem os candidatos de suas respectivas partes nas eleições municipais do corrente ano. A orientação estava centrada em evitar ataques e críticas aos opositores, a fim de resguardar o 'símbolo' do governo Lula.
Rui Costa informou que o presidente liberou total autonomia aos ministros para a escolha de seus candidatos, mas aconselhou que aqueles envolvidos com a campanha deviam 'elogiar seus candidatos sem lançar críticas ou ofensas a adversários, não importando quem fosse, se fazia parte do governo ou não'.
O presidente Lula deseja que seus ministros reflitam o jeito de conduzir a política que ele tem defendido, sustentado em defesa de valores, propostas e livre de ataque a adversários. Toda vez que um ministro se manifesta, mesmo que não esteja exercendo seu cargo, ele simboliza o governo. Ele gostaria que a imagem do seu governo fosse marcada pelo domínio na defesa dos seus candidatos, sem a necessidade de depreciar os outros candidatos que estarão em cada município.
Lula fez este apelo e ressaltou que não cobrará nem coordenará qualquer alinhamento partidário em relação aos candidatos. Vale lembrar, apesar desta orientação do presidente, Lula não se furta a lançar críticas a Jair Bolsonaro, seu antecessor, sempre que tem oportunidade.
Deixe um Comentário!